Quando fazer o beta HCG após a FIV?

//Quando fazer o beta HCG após a FIV?

Após realizar um procedimento de Fertilização in vitro, o mais difícil para o casal são os dias que se seguem até o exame de gravidez, o famoso beta HCG. A ansiedade faz com que os dias se arrestem e a vontade de fazer um teste de farmácia antes mesmo do exame de sangue pode falar alto.

Mas, você sabe por que o médico pede uma quantidade específica de dias até a realização do exame?

A resposta é simples: porque são necessários alguns dias até que o embrião se fixe no endométrio por meio da nidação, para que na sequência aconteça o desenvolvimento do tecido que irá se transformar na placenta. O beta HCG, detectado no exame e que demonstra o positivo ou negativo do exame, é um componente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) produzido apenas quando a mulher está gestante, isto é, quando há o desenvolvimento desse tecido que resultará na placenta.

Dias de espera…

Em cada caso de FIV o médico irá solicitar um tempo específico até o primeiro exame beta HCG:

– transferência de embrião a fresco, isto é, no mesmo ciclo em que foi feita a captação: 14 dias após a coleta dos óvulos

– transferência de embrião descongelado: 11 dias, caso seja um embrião D3, ou 9 dias, caso seja um blastocisto (D5 a D7).

Fazer o exame antes do prazo pode oferecer a você um resultado errôneo, um falso positivo, por exemplo. Então, o melhor é sempre seguir a orientação do médico e segurar a ansiedade pelos dias indicados até o exame beta HCG.

Caso tenha dúvidas, converse com o seu médico a respeito.

2018-01-08T10:10:34+00:00

Leave A Comment