Fator masculino para infertilidade

//Fator masculino para infertilidade

Quando um casal começa a investigação de possíveis causas de infertilidade, o fator masculino precisa ser considerado e analisado.

O sistema reprodutor masculino é o responsável por produzir e transportar os espermatozoides e alterações que possam prejudicar este processo podem ser o motivo da dificuldade de sucesso na fertilização.

As principais causas de infertilidade masculina são: varicocele, fatores genéticos, processos infecciosos, alterações hormonais, exposição a toxinas e obstrução dos ductos de transporte.

O que é varicocele

A varicocele é uma doença que atinge os vasos testiculares e é a principal causa de infertilidade masculina. Cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina primária deve-se a esta enfermidade que pode ser diagnosticada por meio do exame físico no consultório médico.

Existem diferentes graus de varicocele e, quando este grau é significativo, isto é, quando o homem apresenta veias visíveis no exame clínico, esta condição causa aumento da temperatura e acúmulo de substâncias tóxicas na região, prejudicando a produção de espermatozoides. Outros sintomas possíveis nestes casos são a sensação de peso e dor na região.

Fatores genéticos, processos infecciosos e hábitos prejudiciais

Pode ser que, ao fazer o espermograma, o homem receba um resultado que aponta azoospermia, isto é, ausência de espermatozoides no esperma ejaculado. Neste caso, a infertilidade pode estar relacionada a doenças que impedem a ejaculação dos espermatozoides, como a fibrose cística, por exemplo, ou a fatores genéticos que interferem na produção dos espermatozoides pelos testículos.

Há casos em que a causa da infertilidade são os processos infecciosos ou inflamatórios, que prejudicam também a produção de espermatozoides.

Hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar, usar drogas como maconha e cocaína, usar anabolizantes, fazer exercícios físicos em excesso, estar acima do peso, entre outras coisas, também são fatores que precisam ser considerados e que afetam negativamente a fertilidade.

Estudos recentes têm avaliado também o impacto do fator idade na fertilidade masculina. Os resultados demonstram que quanto maior a idade do pai maiores são as chances de ocorrerem alterações na produção e na qualidade dos espermatozoides, o que também pode ocasionar maior risco de perda precoce da gestação e maior risco de síndromes genéticas e outras doenças.

Caso esteja tentando uma gravidez há mais de 12 meses, sem sucesso, procure um médico especialista em reprodução humana para avaliar todas as possibilidades também do fator masculino na infertilidade.

2017-11-08T10:41:31+00:00

Leave A Comment