Um diagnóstico de trompas obstruídas costuma cair como uma bomba no colo de mulheres que estão tentando engravidar sem sucesso. Isso acontece porque geralmente só se descobre o problema quando a fertilidade da mulher é investigada, pois na maioria das vezes não há outro sintoma envolvido.
As trompas de Falópio, também chamadas de tubas, são duas estruturas maleáveis, uma em cada lado do útero, que fazem a ligação entre ele e os ovários. Elas são extremamente importantes pois são nelas que acontece a fecundação, isto é, o encontro entre óvulo e espermatozoide.
São diversos os fatores que podem ocasionar a obstrução das trompas, como endometriose, infecções, miomas, cirurgias na região abdominal e até mesmo algumas DSTs, como a gonorreia.
O exame mais indicado para avaliar a saúde das trompas de Falópio é a histerossalpingografia, um raio-X contrastado no qual o médico avalia se as tubas e o útero estão preservados, se existe alguma aderência, septo, pólipos, máformações, lesões, obstruções etc.
Descobrindo o problema, o médico irá avaliar a extensão dele e as possibilidades ou não de um tratamento. Em casos simples, como pequenas inflamações, uma medicação pode ser utilizada. Se a paciente for jovem e houver chance para uma intervenção cirúrgica, os prós e contras serão avaliados. Para pacientes com idade mais avançada e trompas totalmente obstruídas, a fertilização in vitro será a opção mais indicada, pois neste procedimento a fecundação acontece in vitro, no laboratório, e o embrião é transferido diretamente para o útero da mulher após alguns dias.
Avaliar a saúde das trompas é essencial para as mulheres que estão tentando engravidar já há algum tempo sem sucesso. Caso você tenha recebido um diagnóstico de obstrução das trompas de Falópio, tente manter a calma e procure um especialista para que juntos escolham o melhor caminho a seguir.
Quanto custa para fazer o exame histerossalpingografia??
Olá Marcia! Para saber preços de exames você deve procurar um laboratório da sua preferência. Um abraço!
Tenho as trompas obstruidas e estou muito triste sem saber o que fazer.
Olá Leila! Procure um especialista em fertilidade e este profissional poderá auxiliar você, ok? Um abraço!