O ácido fólico e as vitaminas gestacionais

//O ácido fólico e as vitaminas gestacionais

Você sabia que o ácido fólico é também conhecido como vitamina B9? Este importante nutriente auxilia em várias funções do organismo, podendo manter a saúde do cérebro, prevenir a depressão, auxiliar na formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez, fortalecer o sistema imunológico, entre outras coisas. Para as grávidas, ele é essencial!

 

Ácido fólico nos alimentos

Vários alimentos possuem ácido fólico, como espinafre, brócolis, carne de fígado, feijão, salsa, aspargos e couve-de-bruxelas, entre outros. Entretanto, durante a gestação, a recomendação é que toda grávida tome um suplemento de ácido fólico de 400mcg/dia pelo menos até a 13ª semana.

Quando a gestação é planejada, indicamos que as nossas pacientes comecem a tomar o ácido fólico três meses antes das tentativas, para garantir que o corpo da mãe estará com um ótimo nível do nutriente antes mesmo da gravidez.

A formação do tubo neural do bebê acontece entre o 17º e o 30º dia após a concepção. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina, “o uso do ácido fólico ao menos 30 dias antes do início da gestação, continuando até o terceiro mês, reduz em cerca de 75% a ocorrência dos defeitos de fechamento do tubo neural”.

A importância do ácido fólico já está consolidada em todo o mundo e o impacto positivo que ele causa na saúde do bebê faz com que ele seja o nutriente mais indicado às gestantes por seus médicos, já que a maioria das demais vitaminas pode ser suprida com uma alimentação balanceada.

 

Outras vitaminas importantes

Além do ácido fólico, outras vitaminas são importantes para a grávida, como o ômega 3, a vitamina D e o ferro. Todas elas podem ser encontradas em quantidade suficiente nos alimentos, mas quem vai decidir se a grávida deve ou não tomar um suplemento extra é o médico.

A maioria dos suplementos de vitaminas para grávidas possuem estes nutrientes, além de vitamina A, do complexo B, vitamina C, vitamina E, zinco, iodo e cobre etc. Eles só devem ser prescritos pelo médico e a dica é que sejam tomados sempre 15 minutos antes do almoço ou do jantar.

 

A grávida não deve tomar nunca suplementos vitamínicos sem o aval do seu médico obstetra de confiança, pois o excesso de vitaminas também pode ser prejudicial.

Se você está planejando ser mãe em breve, converse com seu médico para começar a tomar o ácido fólico. E se você já está gestante, leve suas dúvidas sobre nutrição e vitaminas para a sua consulta de pré-natal!

2018-02-07T11:38:08-02:00

Leave A Comment