Como amenizar a TPM e viver melhor

//Como amenizar a TPM e viver melhor

Sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a conhecida TPM, podem atrapalhar a vida pessoal e profissional das mulheres todos os meses e essa tensão acontece por causa das alterações hormonais que antecedem a menstruação. Na maioria dos casos, a TPM afeta a mulher da metade do ciclo menstrual até dois dias após o início da menstruação.

Nesse intervalo, os sintomas que podem ocorrer são emocionais e físicos. Entre os sintomas emocionais, podemos citar: vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso ou falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração, cansaço e até mesmo depressão. Já os sintomas físicos podem abranger: dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, dores osteomusculares e distensão gasosa.

 

Como saber se o que sinto é TPM?

Você não precisa sentir, necessariamente, todos esses sintomas, para sofrer de TPM. O principal é notar quando eles começam e quando terminam. Se eles desaparecem com a chegada do fluxo menstrual podem ser considerados síndrome pré-menstrual.

Não existe um tratamento específico para a TPM, pois os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Entretanto, é possível aliviar os sintomas.

Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional, que suspende a ovulação.  Nos casos com sintomas mais graves, pode ser necessária uma medicação mais específica.

Acompanhe o seu ciclo menstrual, anote os sintomas e consulte um médico ginecologista. Conte para ele o que sente antes e depois da menstruação. O médico indicará a você o melhor medicamento ou mudança de hábito para reduzir os sintomas, como atividade física e alimentação balanceada.

2017-12-19T13:53:57+00:00

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