Entenda sua ovulação e conheça seus dias mais férteis

//Entenda sua ovulação e conheça seus dias mais férteis

Algumas das nossas pacientes, quando decidem começar as tentativas para engravidar, passam a acompanhar mais de perto o seu ciclo menstrual para reconhecer o dia da sua ovulação e, por consequência, os dias mais férteis nos quais as tentativas devem ser intensificadas.

Vamos explicar aqui, de uma forma bem direta, como acontece o seu ciclo menstrual e como você pode começar a compreender melhor o seu corpo para ter êxito na gestação tão desejada!

 

Ciclo menstrual

Em geral, o ciclo menstrual dura de 28 a 29 dias e você deve contar desde o primeiro dia da menstruação. É normal ter uma pequena variação para mais ou para menos, mas em algumas mulheres os ciclos são muito curtos (menos de 22 dias) ou muito longos (mais de 36 dias). Em casos de ciclos muito longos, muito curtos ou muito instáveis, é importante consultar o seu ginecologista de confiança.

Caso o seu seja um ciclo padrão, a ovulação ocorrerá por volta do 14º dia, podendo variar três dias antes ou depois dessa data. Os níveis hormonais, o estresse e a ansiedade podem causar essa variação.

Para que tudo isso ocorra como o esperado, seus níveis hormonais deverão estar regulados. Se notar irregularidades, seu ginecologista solicitará exames de sangue para dosar hormônios como o FSH, o LH, a progesterona e o estrogênio.

 

Período Fértil

Quando ocorre a ovulação, o óvulo amadurece no ovário e segue para as trompas de falópio. Ali, aguarda os espermatozoides. Depois de fecundado, o zigoto (que é o óvulo fecundado por espermatozoide) segue para o útero para se implantar no endométrio e dar início à gestação.

O seu período fértil, então, começa três dias antes e termina três dias depois da ovulação. Período também conhecido como “janela fértil”. É como se fosse uma “margem de segurança”, já que na maioria das vezes não se tem certeza exata do dia da ovulação.

Alguns sintomas importantes podem avisar você sobre a ovulação, são eles: secreção vaginal mais espessa, temperatura do corpo levemente mais alta, aumento da libido e dor pélvica leve do lado em que estiver ovulando.

Caso você esteja com dificuldade para reconhecer a ovulação, é possível fazer o acompanhamento em consultório por meio de ultrassons transvaginais e exames de sangue. Saiba mais lendo sobre coito programado.

 

Caso você tenha relações sexuais sem método anticoncepcional no seu período fértil, e ocorra a fertilização, é possível que na sequência comece a sentir sintomas da gravidez. Caso não haja a fertilização, você sentirá os sintomas da menstruação e junto dela virá o início de um novo ciclo menstrual.

2018-01-24T13:18:53-02:00

Leave A Comment