Você já ouviu falar em implante hormonal? Sabe para que eles servem?
Os implantes hormonais são pequenos tubos que medem de 4 a 5 cm e comportam cerca de 50 mg de uma substância hormonal pura, que pode ser estradiol e testosterona bioidêntica ou progestínico. Eles são usados para em tratamentos de Terapia de Reposição Hormonal (TRH), com implantação subcutânea.
A TRH é necessária porque, com o passar dos anos, homens e mulheres apresentam deficiências hormonais ou problemas reprodutivos que podem ser amenizados e tratados por meio dessa terapia hormonal. Um exemplo é a endometriose, doença causada pelo deslocamento de fragmentos de tecido endometrial do útero para outros órgãos do corpo da mulher. A endometriose pode causar fortes cólicas, além de problemas de fertilidade e em casos mais graves até câncer.
Outro exemplo é o combate aos sintomas da TPM, que prejudicam o dia a dia de mulheres no mundo todo, e também a contracepção mais prática e segura. Comparado aos anticoncepcionais em comprimido, a quantidade de hormônio em cada tubinho é muito menor, o que reduz os efeitos colaterais, principalmente no sistema digestivo.
Como são colocados os implantes hormonais?
Os implantes são colocados preferencialmente na região glútea, com anestesia local e o procedimento dura menos de dez minutos. Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem personalizada para cada paciente, por um período de seis meses a um ano.
Os implantes hormonais apresentam ótimos resultados, são práticos, seguros e a maioria das pacientes declaram não sentir os sintomas típicos dos outros métodos de terapia de reposição hormonal.
Nos primeiros 90 dias, é realizado um acompanhamento médico para possíveis ajustes na quantidade de medicamento, o que é realizado de forma individual e personalizada para cada paciente. É indicado que se mantenha uma alimentação saudável e também a prática de exercícios físicos mesmo após essa fase de ajustes.
Gostaria de colocar como devo fazer
Sra. Andreia, favor entrar em contato no telefone 11-5051-1943.