O que faz a gestação ser considerada de alto risco

//O que faz a gestação ser considerada de alto risco

Uma gestação de alto risco é aquela em que a mulher ou o bebê apresenta alguma doença que pode colocar em risco suas vidas. Algumas doenças crônicas acendem um sinal de alerta para a mulher grávida, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, doenças renais ou autoimunes, mulheres fumantes, alcoólatras, usuárias de drogas etc.

Nestes casos, o ideal é que a mulher busque ajuda antes mesmo de engravidar, para tentar manter sua condição estável e sua doença controlada.

Alto risco deve ser avaliado mesmo em mães saudáveis

Algumas gestações de alto risco são diagnosticadas apenas durante o pré-natal, são mães saudáveis que, durante a gravidez desenvolvem doenças como a diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, ou descobrem fatores antes desconhecidos, como trombofilias, insuficiência istmo-cervical entre outras.

A gravidez de alto risco pode acontecer em qualquer idade reprodutiva, mas é mais comum em adolescentes e mulheres acima dos 35 anos. Outros fatores de risco são: altura menor que 1,45m, peso pré-gestacional menor que 45kg ou maior que 75kg (IMC<19 e IMC>30), anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos etc.

A história reprodutiva anterior da mulher também é muito importante na hora de avaliar se a sua nova gestação é de alto risco. Fatores como abortamento recorrente, morte perinatal explicada ou sem explicação, história de recém-nascido com crescimento restrito ou malformado, parto prematuro anterior, intervalo entre partos menor que dois anos ou maior que cinco anos e cirurgia uterina anterior (incluindo duas ou mais cesáreas anteriores) devem ser considerados.

Atendimento cuidadoso e gravidez muito bem acompanhada

O acompanhamento pré-natal feito de forma cuidadosa e adequada pode minimizar os riscos de uma gestação de alto risco e resultar no nascimento de um bebê plenamente saudável.

Por isso, caso você se encaixe num dos perfis acima, não precisa se desesperar. Procure um médico qualificado e de confiança para ajudar você a realizar o seu sonho da maternidade. Os riscos existem e não podem ser esquecidos, ao contrário, precisam ser acompanhados de perto para que você tenha uma gravidez segura e o seu bebê nos braços.

2017-12-19T13:53:56-02:00

Leave A Comment