Qual é o impacto do fator idade na fertilidade feminina

//Qual é o impacto do fator idade na fertilidade feminina

Nos dias de hoje é cada vez mais comum a maternidade ficar em segundo plano até que a mulher sinta que está preparada, estável na carreira e em um relacionamento no qual ela acredita. Por isso a dúvida sobre fertilidade e idade é sempre levada ao consultório.

Aqui no Instituto Paulista da Mulher gostamos de começar sempre explicando para as nossas pacientes que a mulher já nasce com o total da quantidade de óvulos que ela terá durante a vida. Isto é, a cada ciclo, alguns deles são utilizados e esta quantidade não é reposta.

Dessa forma, é muito importante pensar no fator idade quando se pretende ter uma gestação após os 35 anos.

O período mais fértil da mulher é entre 20 e 30 anos, quando a gravidez geralmente acontece de forma mais rápida. A partir dos 30 anos a fertilidade começa a diminuir, mas apenas após os 35 anos ela cai mais significativamente. É neste momento que alguns problemas de fertilidade podem surgir, como a reserva ovariana ficar prejudicada, o ciclo menstrual irregular, o endométrio mais fino, a secreção vaginal mais hostil aos espermatozoides etc.

Além disso, quanto maior a idade da mãe, mais chances de acontecer um aborto espontâneo no início da gestação e maior é o risco de doenças cromossômicas para o bebê, como a Síndrome de Down.

A idade ideal para uma gravidez, certamente, é antes dos 30 anos, mas isso não significa que ser mãe após essa idade seja sempre um risco ou uma impossibilidade. O importante é você se informar sobre o assunto, conversando com seu médico de confiança e lendo artigos, para então se programar com seu parceiro.

Se sua intenção é mesmo ser mãe após os 35 anos, já pensou em congelar seus óvulos? Esta técnica tem sido cada vez mais procurada pelas mulheres. Procure um especialista em fertilidade se quiser entender melhor como isso funciona.

2017-08-15T12:11:03-03:00

Leave A Comment