Esta dúvida pode estar passando pela sua cabeça agora: será que preciso de um especialista em fertilidade? Abaixo, vamos relatar de forma bem rápida alguns dos sinais que podem indicar a necessidade de uma investigação em relação à sua fertilidade.
Idade e tempo – Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de terem dificuldade para engravidar. Entretanto, a partir dos 30 anos a fertilidade já pode começar a cair também por causa da reserva ovariana que pode estar prejudicada. Por isso, se você tem mais de 30 anos e está tentando engravidar naturalmente há mais de um ano, procure um especialista que possa avaliar você e seu parceiro.
Tabagismo e obesidade – Fumar e estar acima do peso ideal podem ser os fatores prejudiciais à sua fertilidade. O cigarro provoca o envelhecimento precoce das células, em homens e mulheres, afetando a qualidade dos óvulos e diminuindo a produção de espermatozoides. Já a obesidade pode comprometer hormônios femininos e masculinos importantes para a reprodução.
Endometriose – Se você já teve endometriose e se cuidou, mas não está conseguindo engravidar, procure ajuda antes mesmo de um ano, independentemente da idade. A endometriose pode afetar a fertilidade de várias formas e isso precisa ser investigado por um especialista.
Diabetes descontrolada – Alterações metabólicas são importantes causas de infertilidade.
Histórico de infecções – Infecções do aparelho reprodutor podem deixar sequelas que afetam a fertilidade.
Caso precise de esclarecimentos mais detalhados, não deixe de procurar um profissional especialista em reprodução humana. Investigar todas as possibilidades também deixa o casal mais tranquilo e confiante para a gestação.
Ótimo profissional Dr. Ricardo
Ótimo profissional mesmo! Toda a gratidão do mundo a esse médico.
Conheci o Dr Ricardo justamente quando fui investigar e a partir daí foram dias de muito choro e de maior alegria da minha vida quando após um longo período conseguimos engravidar… Recomendadíssimo!!! Ser humano incrível!!!
Eu fiz laqueadura tenho chances de engravida
Olá Elaine! Existem, sim, opções para reversão de laqueadura, entretanto, é preciso avaliar os prós e contras antes de optar pela cirurgia. Procure um médico ginecologista especialista em fertilidade e ele poderá ajudar você. Um abraço!